O uso de test doubles é uma prática antiga dentro da disciplina de testes automatizados. Antiga, bem disseminada e bastante útil. No entanto, com qual frequência e em quais situações devemos (...)
Escrever código de forma clara é uma tarefa difícil. Neste artigo, veremos algumas sugestões de como escrever código de negócio de uma forma que ele “fale a língua do domínio”, comunicando s (...)
Este post é um complemento ao post anterior “Testando código legado”. Portanto, recomendo a leitura daquele antes de seguir adiante (sugiro que o mantenha aberto). Lido? Vamos, então, discut (...)
Quando o assunto é unit testing em software legado, logo alguém menciona o famoso livro “Working Effectively with Legacy Code” (ao lado), que, sem sombra de dúvidas, é a “bíblia” para o refe (...)
Olá, pessoal Essa é uma dica rápida para testarmos se a mensagem retornada em uma exceção é de fato a mensagem desejada. A forma mais popular de testarmos se uma exceção foi disparada é usar (...)
Manual da Empresinha Parte 1 – Perdendo seus melhores talentos Tire-lhe a autonomia Impeça que o talento tenha liberdade de executar suas ideias. Não delegue a ele nenhuma ação. Não o deixe (...)
ATENÇÃO: este artigo foi originalmente publicado há 2 anos em outro blog. Abaixo, segue o mesmo, sem nenhuma alteração em relação ao original. Além do conteúdo citado no artigo, se quiser sa (...)
Dia 26/09/2016, segunda-feira, eu, @andrebaltieri, @jrobertofaraujo, @yanjustino e @gusffontes estaremos ao vivo para trocarmos uma ideia sobre Domain-Driven Design (DDD). Quem tiver interes (...)
Realizarei nos dias 24/09/2016 e 01/10/2016, o treinamento “Design Orientado a Objetos: Princípios e Padrões”, com um enfoque mais aprofundado em POO, discutindo diversos princípios e padrõe (...)
Cara, estou trabalhando num projeto DDD!! “Projeto DDD”? Bacana. Que negócio é esse? Então…. tem uma separação em 4 camadas (Presentation, Application, Domain e Infrastructure) e um negócio (...)