/dev/André Thiago

/dev/André Thiago

Trabalho com desenvolvimento de sistemas desde 2004. Atualmente sou desenvolvedor web full stack em um grande órgão do governo federal. Tenho interesse em práticas ágeis e automação de testes de software.
 

Blog

Últimos posts

Introdução Este post é um caso de uso de uma situação prática que vivenciei recentemente na empresa onde trabalho e como utilizei as JUnit Categories como parte da solução. Vou descrever o c (...)
Em: Code a Test, Publicado em 02/05/2017, Cliques: 63
Introdução Neste post vou mostrar de forma sucinta e prática como testar exceções em Java, utilizando o framework JUnit 4. Vou demonstrar 3 formas de escrever testes unitários que verificam (...)
Em: Code a Test, Publicado em 06/02/2017, Cliques: 58
O que é o CasperJS? O CasperJS é uma ferramenta escrita em JavaScript que permite a geração de scripts de navegação e testes para o PhantomJS.  O PhantomJS funciona como um browser headless. (...)
Em: Code a Test, Publicado em 13/01/2017, Cliques: 108
Introdução Uma das características fundamentais de um bom teste unitário é ser isolado. Para que ele execute rápido, fornecendo feedback ao desenvolvedor, ele deve ser isolado. Quando digo i (...)
Em: Code a Test, Publicado em 02/11/2016, Cliques: 90
Introdução Quem trabalha com o AngularJS, já leu sua documentação ou simplesmente assistiu uma apresentação tendo o framework como tema, deparou-se com uma lista de vantagens em utilizá-lo: (...)
Em: Code a Test, Publicado em 20/09/2016, Cliques: 93
Introdução Você já parou para pensar a quantidade de código JavaScript que escrevemos atualmente?  Em nossas aplicações web, cada vez mais e mais escrevemos código em JavaScript. Seja no lad (...)
Em: Code a Test, Publicado em 12/09/2016, Cliques: 90
Introdução Os testes de unidade são o tipo de testes mais comuns – e por que não dizer os mais importantes – dentro de uma aplicação. A maior parte da quantidade de testes que escrevemos são (...)
Em: Code a Test, Publicado em 04/09/2016, Cliques: 89
Introdução Automatizar testes de software tem se tornado quase que uma regra geral no desenvolvimento de aplicações. Os testes de aceitação não fogem a essa regra – no post anterior mostrei (...)
Em: Code a Test, Publicado em 25/08/2016, Cliques: 87
  O que é o Selenium? Por que usá-lo? Fazer os testes de aceitação de uma aplicação web costuma ser bastante trabalhoso. A cada nova versão lançada da aplicação existe um conjunto de funcion (...)
Em: Code a Test, Publicado em 17/08/2016, Cliques: 86
No post anterior demonstramos as funcionalidades básicas de um teste de microservices utilizando o framework REST-assured. Apresentamos alguns métodos básicos e fizemos asserções para verifi (...)
Em: Code a Test, Publicado em 10/08/2016, Cliques: 83